sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reze a Quaresma de São Miguel Arcanjo


A História da Quarentena de São Miguel Arcanjo
A Quaresma de São Miguel Arcanjo começou com São Francisco, que era devoto do Arcanjo. São Francisco sentia o desejo de experimentar, no corpo e na alma, a Paixão de Cristo, Sua dor e também o imenso amor por se entregar ao sofrimento por nós.
No ano de 1224, o santo realizou a primeira quaresma de jejum e oração, no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.
No dia 17 de setembro, durante sua quaresma, enquanto estava em oração, teve a visão de um serafim, o qual logo se aproximou. Este tinha seis asas de fogo e também estava crucificado, mãos e pés estendidos e amarrados numa cruz. Duas asas elevavam-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para o voo, as duas últimas cobriam-lhe o corpo. E, por meio desta visão, Francisco pôde compreender melhor o verdadeiro sentido da Paixão.
Quando chegou a Festa em honra a São Miguel Arcanjo, Francisco desceu o Monte Alverner, trazendo nos pés e nas mãos os estigmas de Jesus. Como achava-se indigno de se tornar igual a Cristo, que ficou em total jejum, no final daqueles dias bebeu água e comeu um pedaço de pão.
Importante lembrar que a quaresma pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial. Que você possa se reunir com sua família, amigos, namorado(a) para rezar pelas intenções que você traz no coração.
“Os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade da vida” (Jão Paulo II).
Esta quaresma deve ser rezada, diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel.
Providencie um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa. Todos os dias:
- Acender uma vela benta;
- Oferecer uma penitência;
- Fazer o sinal-da-cruz;
- Rezar a oração inicial;
- Rezar a ladainha de São Miguel.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Laos: Homem é preso por converter a 300 pessoas ao cristianismo.

O líder cristão Bountheung foi detido recentemente pelas autoridades policiais de Laos, acusado de “ter convertido a 300 laosianos à fé cristã”.
Na região, muitos fiéis habitualmente sofrem abusos contra sua liberdade religiosa pelas autoridades locais, que consideram como religiões aceitáveis somente ao budismo, o bramanismo e o animismo, enquanto que o cristianismo é considerado uma “religião estrangeira”.
Conforme informou a agência vaticana Fides, Bountheung foi detido pelas autoridades no distrito de Khamkerd onde mora, na parte central do país, logo depois de ser chamado duas vezes em agosto para ser interrogado sobre a conversão ao cristianismo de 300 laosianos no seu povoado, em maio deste ano.
A ordem de prisão contra o líder cristão também implica sua expulsão da aldeia onde reside e pressiona aos 300 novos conversos ao cristianismo a renunciar a sua fé para poder seguir morando no povoado.
A ONG Human Rights Watch for Lao Religious Freedom denunciou que a ordem de prisão contra Bountheung viola o direito à cidadania do líder cristão e o direito a filiar-se livremente a qualquer religião, tal como o garante a Constituição de Laos.
Em Nahoukou, outra aldeia do país, Tongkoun Keohavong, leigo líder da comunidade cristã do povo, foi interrogado pelas autoridades para que explique as razões do crescimento do cristianismo no seu povo.
Tongkoun Keohavong explicou que desde fevereiro de 2012 mais de 30 aldeãos abraçaram a fé cristã, exercendo seu direito à liberdade religiosa. Apesar disto, as autoridades ordenaram que ele e os outros fiéis renunciem a sua fé e interrompam suas reuniões de culto, sob ameaça de ser expulsos de seu povo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PAPA ORIENTA SOBRE O USO DO FACEBOOK


  • “As redes sociais como Facebook, entre outras, devem ser espaços de diálogo, mas também de cautela. Por uma questão de prudência, faz bem analisar criteriosamente as atualizações de status, saber o que comentar em fotos, ter o discernimento para escolher o que ‘curtir’ e o que não merece ser ‘curtido’, partilhar postagens que façam refletir ou sorrir, sem ferir a dignidade humana. O mais importante é que a comunicação seja, “não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais, uma partilha”.
    (Bento XVI)
     

sábado, 18 de agosto de 2012

Dom Fernando Recebe Título de Cidadão Jaboatonese

 No dia  18 de agosto às 9h , aconteceu no Santuário de Nossa senhora dos Prazeres nos Montes dos Guararapes, a entrega do Título de cidadão Jaboatonese da Medalha do mérito vidal de Negreiro  ao Senhor Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido-OSB.


        Ao Lado direito do Arcebispo Vereador (Sargento Sampio) o qual foi o pioneiro no projeto de entrega do título de Cidadão e da Medalha, ao lado esquerdo o Senhor Presidente da Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes o ( Neco).



a Entrega do Título de Cidadão e da Medalha, foi entregues pelas mão do Sargento Sampaio. 


Agradecimentos





quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Papa: "Sem Deus, o mundo só pode piorar"


Castel Gandolfo (RV) - Como já é tradição no dia 15 de agosto, Bento XVI deixou esta manhã a residência de Castel Gandolfo, onde descansa no verão – e foi à Paróquia de Santo Tomás de Vilanova, para presidir a missa da celebração da Assunção da Beata Virgem Maria. 
O Papa foi acolhido com entusiasmo por um grupo de cidadãos e turistas da pequena cidade. Participaram da missa seu irmão Mons. Georg Ratzinger, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, os Cardeais Giuseppe Bertello e Domenico Calcagno, Prefeito e Regente da Casa Pontifícia, Dom James Harvey, Padre Leonardo Sapienza, o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, e o pároco de Castel Gandolfo, Pe. Pietro Diletti.
O Papa iniciou a homilia explicando o significado do dogma proclamado em 1950 por Pio XII: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. O dogma se tornou um “ato de louvor e exaltação”, o ato de proclamação da Assunta foi visto como uma “liturgia da fé”. 
Citando o Magnificat, Bento XVI afirmou que o louvor a Virgem, Mãe de Deus, é da Igreja de todos os tempos e todos os lugares. “É um dever e um compromisso da comunidade cristã de todas as gerações”. 
“Por que Maria é glorificada com a assunção ao céu?” – perguntou o Pontífice, respondendo que Ela viveu fielmente e guardou no seu íntimo as palavras de Deus a seu povo e as promessas feitas aos apóstolos. No Magnificat, a Palavra de Deus era a Palavra de Maria, luz de seu caminho. 
Na leitura de hoje, do livro de Samuel, o evangelista faz um paralelo: Maria, que tem em seu ventre Jesus, é a Arca Santa que traz em si a presença daquele que é fonte de consolação, de alegria plena: “Maria é a ‘visita’ de Deus que traz alegria”. Também Lucas o diz explicitamente: “Bendito seja o Senhor, porque visitou e redimiu seu povo” - lembrou Bento XVI, falando aos paroquianos.
Improvisando, o Papa disse que por ser unida a Deus, “Maria está muito perto de cada um de nós; seu coração é grande, Ela pode ouvir e nos ajudar. Esta presença de Deus em nós é importante para iluminar as tristezas e os problemas do mundo”. 
Bento XVI exortou os fiéis a abrirem o seu ser a Deus, para que “Ele possa entrar em nós e ser a força que dá a vida”. “Hoje – acrescentou – muitos esperam um mundo melhor, mas não se sabe quando este mundo melhor vai chegar. O certo é que um mundo que se afasta de Deus só pode piorar”. 
Terminando a homilia, o Papa disse que é preciso confiar na materna intercessão de Maria, para que o Senhor reforce a fé na vida eterna e nos ajude a viver bem o tempo que Deus nos oferece com esperança. 
Em entrevista concedida à RV, Mons. Aparecido Gonçalves de Almeida, vice-secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, fala sobre a festividade e a sua dimensão no Brasil. Ouça clicando acima.

fonte:http://www.news.va

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festa de São Pio X

  De 17 a 25 de agosta, a capela de São Pio X na  Av. Barreto de Meneses s/n em Guararapes. Esse ano a Festa tera o tema:" A FÉ, SEM FÉ É IMPOSSIVEL SERVI A DEUS" e o lema será; " A FÉ E O FUNDAMENTO DA ESPERAÇA E UMA CERTEZA A RESPEITO DO QUE SE VÊ"

PROGAMAÇÃO:

SEXTA: 17/08/2012 ÁS 18h30
Procissão da Bandeira, saindo da residência dos padrinhos, o Casal: Cleito Ferreira campos, Maria de fátima campos.
LOCAL: Rua do Progresso, 84 Gaurarapes; chegada à capela haverá a  Santa Missa
CELEBRANTE: Dom Tomas, OSB
NOITERIOS: Terço dos Homens e todas as comunidades, QI Vestibular, Família: Antonia e Lima

SÁBADO: 18/08/2012
19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRENTE: Padre Cosmo
NOITEIROS: Capela São João Batista de comportas, Mãe Rainha. G.O Nova Jerusalem

DOMINGO: 19/08/2012
19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRENTE:  Dom Plácido e Dom André ( Santuario N. Sr. dos Prazeres)
NOITEIROS: RCC

SEGUNDA: 20/08/2012
19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRENTE: Padre Satorie Cláudio ( Paróquia N. Sr. Rainha da Paz- Pontizinha)
NOITEIROS: Paróquia N. Sr do  Rosário e capelas Nossa Senhora de Fátima e Aparecida,
Josenildo, Joelma e Retifica São Jorge.

TERÇA:21/08/2012

19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRANTE: Padre Luciano ( Paróquia N Sr da Apresentação)
NOITEIROS: Catequese, Vicentinos , Comunidade Cenáculo e acólitos

QUARTA: 22/08/2012

19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRANTE:  Padre Julio ( Paróquia UR 5)
NOITEIROS: Comunidade Casa de Jacó, Família: Reinival Sampaio Doura e Ana


QUINTA: 22/08/2012
19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRANTE: Padre Nilson Loureço ( Paróquia da Soledade-Recife)
NOITEIROS: Legião de Maria, Família: Lú Fragoso, Eunice e Família


SEXTA; 23/08/2012
19h: Santo Terço
19h:30 Santa Missa
CELEBRANTE: Padre Carlos Gonzaga ( Paróquia UR5)
NOITEIROS:  Apostolado da Oração, e Alto dos Guararapes, Família: Marluce, Duda


SÁBADO DIA FESTIVO: 24/08/2012
 Dia  Festivo do  Papa São Pio X, às 16h, procissão saindo de sua capela, percorrendo e abençoando, as famílias das ruas de nossa comunidade, ao retorna haverá a Santa Missa festiva campal celebrada pelo nosso diretor espiritual sacerdote Padre Cosmo Francisco, invocando as bençãos do Pai eterno por todos os visitantes e os colaboradores


Realização:



domingo, 12 de agosto de 2012

Bento XVI: “Somente em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”






Cidade do Vaticano (RV) – “Somente em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”: foi o que disse o Papa Bento XVI durante a alocução que precedeu a Oração Mariana do Angelus ao meio-dia deste domingo, em Castel Gandolfo. O Santo Padre explicou que “somente quem é atraído por Deus, quem o escuta e se deixa instruir por Ele pode crer em Jesus e ter a vida em plenitude, a vida eterna.
“No pensamento judaico – explicou o Santo Padre – era claro que o verdadeiro pão do céu, que nutria Israel era a Lei, a Palavra de Deus. O povo de Israel reconhecia claramente que a Torá era o dom fundamental e duradouro de Moisés e que o elemento fundamental que o distinguia em relação a outros povos consistia em conhecer a vontade de Deus e, portanto, o caminho certo da vida.
“Agora Jesus, - prosseguiu o Papa - ao se manifestar como o pão do céu, testemunha ser o Verbo de Deus encarnado, através do qual o homem pode fazer da vontade de Deus o seu alimento (cf. Jo 4:34), que orienta e apoia a sua existência. Duvidar então da divindade de Jesus, como fazem os judeus da passagem evangélica de hoje, significa opor-se à obra de Deus”.
Comentando o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Bento XVI explicou que Jesus quer ajudar os homens apenas saciados a “compreenderem o significado profundo do prodígio que realizou:
“Ao saciar de modo milagroso a sua fome física, os prepara a acolher o anúncio de que Ele é o pão que desceu do céu (cf. Jo 6:41), que satisfaz de modo definitivo. Também o povo judeu durante o longo caminho no deserto, tinha experimentado um pão que desceu do céu, o maná, que o tinha mantido em vida, até a chegada à Terra Prometida. Jesus fala de si mesmo como o verdadeiro pão que desceu do céu, capaz de manter em vida não por um momento ou por um pedaço de caminho, mas para sempre”. 
“Ele é o alimento que dá a vida eterna, - continuou o Papa - porque é o Filho Unigênito de Deus, que está no seio do Pai, que veio para doar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na vida mesma de Deus”. (SP)